segunda-feira, 22 de julho de 2013

SISTEMAS E INFORMAÇÃO

A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) foi elaborada por Ludwig Bertalanffy em 1936 e foi apresentada pela primeira vez em 1937, na Universidade de Chicago. Ela foi elaborada visando integrar as ciências por um modelo genérico de sistema, permitindo unificar o conhecimento humano. A TGS tem uma visão organísmica, que considera os organismos como sendo coisas que funcionam de forma organizada, onde cada parte tem uma função e todas dependem umas das outras para funcionar adequadamente, são elementos em interação (subsistemas em um sistema). Os componentes dos sistemas são:
  •     Entrada – Capta e reúne dados;
  •  Processamento – Classifica, filtra e organiza dados e os transforma em informação;
  •     Saída – Geração de informações úteis;
  •      Realimentação – Informação, gerado no sistema, importante para a tomada de decisões pelo sistema.


Os sistemas são classificados da seguinte forma:
  •      Quanto à interação com o meio: Aberto X Fechado;
  •      Quanto à mudanças conforme o ambiente: Estável X Dinâmico;
  •      Quanto à adaptação a mudanças: Adaptável X Não-adaptável;
  •      Quanto ao tempo de existência: Permanente X Temporário

No mesmo período da TGS surgiu a Teoria da Informação, que se baseia no princípio de que dados geram informação, que gera conhecimento. Apartir do conhecimento uma ação é executada, o que gera um resultado. Temos nela então, todo o conceito de sistemas da Teoria Geral dos Sistemas.

Para aqueles que apreciam a 7ª arte, eu deixo aqui algumas dicas de filmes em que a Teoria Geral dos Sistemas e a Teoria da informação podem ser vistas. São eles:

“A onda”, onde a informação é usada na forma de divulgação de uma ideologia. 

O filme tem como enredo a história de uma turma de colegial, que apresenta um histórico de muitas notas abaixo da média. Tentando reverter esse quadro, o professor (protagonista) da classe aplica uma brincadeira que tem como intuito despertar nos alunos a vontade pelos estudos. Tempos depois, esses alunos levam a brincadeira a sério e passam a agir como se estivessem em um regime fascista, e assim isso toma conta de suas vidas. Para promoverem sua ideologia, os alunos divulgam nas ruas através de cartazes e vandalismos.
Essa forma de divulgação, de certa forma, passa a se enquadrar na Teoria da Informação, uma vez que o problema da comunicação consiste em reproduzir em um ponto dado, de maneira exata, uma mensagem selecionada em outro ponto. No caso do filme, o que começou em um simples colégio. Tempos depois se espalhou por toda a cidade, influenciando assim as pessoas envolvidas ou que tiveram uma proximidade.

Um outro filme excelente para entender a TGS é “Bee Movie – A história de uma abelha. Nele é possível ver a TGS em uma colmeia.

Sinopse:
Barry B. Benson (Jerry Seinfeld) formou-se recentemente e sonha com um emprego na Honex, onde poderá produzir mel. Desta forma ele se aventura fora da colméia, onde descobre um mundo até então inteiramente desconhecido. É quando conhece Vanessa Bloome (Renée Zellweger), uma alegre florista de Manhattan com quem quebra as regras das abelhas e passa a conversar regularmente. Logo eles se tornam amigos, o que faz com que Barry conheça melhor os humanos. Porém Barry descobre que qualquer pessoa pode comprar mel nos supermercados, o que o deixa profundamente irritado por considerar que estão roubando a produção das abelhas. É quando ele decide processar os humanos, na intenção de corrigir esta injustiça.


Para quem se interessar, estou disponibilizando abaixo os links para baixar os filmes:
Bee movie:
A onda:


Nenhum comentário:

Postar um comentário