terça-feira, 30 de julho de 2013

NOSSO QUERIDO HARDWARE


Hardware é a parte física do computador, é o equipamento. Um computador é composto por vários hardwares, que podem ser internos ( placa mãe, memórias RAM, ROM e Cache, HD, etc) ou externos (monitor de vídeo, teclado, mouse, etc). Os hardwares também podem ser componentes de entrada (teclado, scanner, web cam, microfone, etc), processamento (processador e memórias), saída (impressora, monitor de vídeo, caixas de som,etc.), entrada e saída de dados (CD-ROM, pendrive, HD externo,etc). 


O COMPUTADOR POR DENTRO
Placa Mãe: abriga e interliga os componentes internos do computador e conecta os componentes externos;
Barramento: realiza o transporte de dados na forma de bits, fazendo a comunicação entre os componentes do computador;
Chipset: conjunto de circuitos que controla a transferência de dados entre os componentes internos nos barramentos da placa-mãe;
Processador: é a parte coordenadora. Ele realiza operações lógicas e matemáticas e acessa as memórias com o fim de controlar o funcionamento do computador;
Memória RAM: é a memória principal. Trabalha armazenando dados, de forma temporária, para acesso do processador. É ela que carrega os programas, trabalhando em conjunto com o processador e o HD, sendo assim, a quantidade de RAM afeta o desempenho da máquina;
HD (disco rígido): é uma memória secundária, atuando de modo a armazenar os dados de forma permanente. É basicamente uma pilha de discos girando em torno de um eixo, com um cabeçote de leitura na superfície. Por padrão, ele é denominado como Unidade C:, mas, se particionado, dá origem a outras unidades (D:, E:, F:, etc.).;
Memória Cache: espécie de chips, localizados ao lado do processador, utilizada pelo computador para agilizar o processamento do processador e da memória RAM. É uma memória muito rápida, porém cara, onde os dados e instruções mais utilizados são colocados para obter um acesso mais rápido.


O QUE DETERMINA A VELOCIDADE DO COMPUTADOR?
O que determina a velocidade do computador não é só o processador e a memória, como muitos acreditam, mas sim um conjunto de fatores, que devem ser observados quando se vai adquirir um computador. Deve-se atentar para:

  1. Velocidade do processador (medida em GHz - gigaherts): Os processadores atualmente vendidos são DualCore e QuadriCore. É como se fosse 2 ou 4 processadores em um só, porém, deve-se frisar que , até então, os processadores vendidos no Brasil, NÃO funcionam de forma simultânea, somando suas capacidades de processamento. Portanto, só é interessante comprar um QuadriCore se a pessoa for utilizar 4 programas pesados, que demandam muito processamento de dados, ao mesmo tempo, assim, cada um dos processadores processa um programa;
  2. Velocidade do barramento (medida em bits): É a capacidade de transporte de dados, medida em bits por segundo. Atualmente, é possível encontrar no mercado, computadores com velocidade de barramento de 32 e 64 bits;
  3. Quantidade de transistores: Quanto mais transistores, tem o processador, mais rápido ele é. Por exemplo, o Pentium tem mais  transistores do que o Celeron, logo, o desempenho do Pentium será bem superior. Esta é uma informação que dificilmente se consegue na loja, mas pode-se conseguir entrando em contato com os fabricantes;
  4. Memória RAM (medido em B (byts): Quanto mais capacidade tiver a memória, mais programas ela vai conseguir carregar ao mesmo tempo. Para as necessidades da maioria das pessoas, uma memória RAM de 2GB atende  perfeitamente.

NOVIDADES NO MUNDO DO HARDWARE

PRIMEIRO PROCESSADOR OCTA-CORE DE VERDADE


A MediaTek acaba de anunciar um novo lançamento que promete se tornar o processador mais poderoso já disponibilizado no mercado de smartphones. De acordo com a companhia, este é o primeiro dispositivo octa-core com funcionamento simultâneo.
Até então, todos os modelos octa-core apresentados alternavam o funcionamento dos seus núcleos de forma que, na prática, no máximo quatro núcleos funcionavam de forma simultânea, como é o caso do Exynos 5 Octa, da Samsung.
O modelo True Octa-Core da MediaTek ainda não tem data para chegar ao mercado e não se sabe qual será o primeiro smartphone a contar com a novidade. Entretanto, com o anúncio deste final de semana, cresce a expectativa para que o modelo possa fazer a sua estreia até, no máximo, janeiro de 2014, nos Estados Unidos.


CHIPS QUE SE DISSOLVEM NA ÁGUA

Trata-se de uma tecnologia biodegradável que pode ser usada na composição de aparelhos do futuro, chamados de "eletrônicos transitórios". A novidade é um tipo de material que dissolve lentamente quando em contato com água ou fluidos corporais.
Por enquanto, apenas chips foram produzidos pela equipe feitos a partir de magnésio, silício e seda. A ideia é que, em pouco tempo, gadgets inteiros sejam criados com esses materiais – o que pode significar uma revolução em implantes médicos, monitores ambientais e outros produtos mais populares que, quando perder a utilidade, normalmente não são reaproveitados e demoram a se decompor.


DL LANÇA  LANÇA TABLET L-STYLE COM FUNÇÕES DE ROTEADOR NO BRASIL


A fabricante brasileira de eletrônicos DL acaba de lançar no mercado nacional o Tablet I-Style. Além de permitir que você acesse conteúdos multimídia e sites da internet, o produto também atua como um roteador WiFi, permitindo que outros aparelhos eletrônicos nas proximidades se conectem à rede.
Segundo a empresa, a função foi inclusa após pesquisas de seu departamento de desenvolvimento interno revelarem que a maioria dos lares brasileiros não conta com roteadores de internet sem fio. “Conversamos também com varejistas que nos informaram que os clientes não usam WiFi porque as operadoras de banda larga não oferecem roteador”, afirma Ricardo Malta, diretor comercial e de marketing da companhia.
O dispositivo acompanha a versão 4.1 do sistema operacional Android e conta com um processador de 1,5 GHz (200 MHz dedicados à reprodução de áudio e vídeo). Além disso, o produto apresenta uma tela capacitiva de 7 polegadas, porta micro USB e câmera digital integradas com resolução de 0,3 megapixel.
O produto, que pode ser encontrado nas cores preto com rosa e preto com branco, deve chegar às principais lojas do país em julho pelo preço sugerido de R$ 399,90. Os consumidores também vão poder adquirir um modem 3G e um adaptador RJ45 compatíveis com o aparelho que vão ter que ser comprados à parte.




 MEMÓRIA ÓPTICA QUE PODE ARMAZENAR 360 TB DE DADOS


Um grupo de estudiosos da University of Southampton acabou criando um novo tipo de memória óptica de cinco dimensões.
Essa novidade consiste em uma espécie de placa de cristal de quartzo, em que foram utilizados laser que se movimentam em femtosegundos (280 quadrilhões de segundo) para que estruturas da dimensão de nanômetros pudessem ser feitas. Dessa maneira, por conta das suas dimensões e do tipo de fabricação envolvida, a novidade (que pode ser utilizada em discos, como o DVD) tem a capacidade de salvar 360 TB de dados.
O produto ainda está sendo testado, mas os resultados obtidos são bem positivos, de modo que ele está bem próximo de ser comercializado. Além disso, o material utilizado é tão resistente que o produto final tem uma vida útil enorme — os próprios desenvolvedores dizem que ele pode durar mais do que a raça humana.


SAIBA MAIS EM:  http://www.tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário